Principais benefícios da fisioterapia

Principais benefícios da fisioterapia
17 de Mar, 2021

 

Com menos de 60 anos de regulamentação no Brasil, a fisioterapia já mudou muitas vidas e segue cumprindo o seu papel de transformação e proporcionando qualidade de vida aos pacientes.  O fisioterapeuta osteopata "Dr.Alfredo de Oliveira Almeida", destaca que qualquer pessoa pode recorrer a esse tipo de tratamento. “Não há contra indicação, pois a fisioterapia pode ser aplicada com recém-nascidos até pessoas bastante idosas”, explica o especialista.
 

"A fisioterapia, é uma ciência da saúde aplicada ao estudo, diagnóstico, prevenção e tratamento de disfunções cinéticas funcionais de órgãos e sistemas do corpo humano. Quem tem hérnia de disco, por exemplo, é uma situação que não tem cura, é uma condição fisiológica, que surgiu com o tempo ou devido a algum acidente, algum trauma”, destaca Dr. Alfredo. Nesses casos, aponta, o tratamento fisioterapêutico pode auxiliar na redução das dores proporcionando qualidade de vida ao paciente.

Hoje em dia a fisioterapia é uma das áreas da saúde que mais se desenvolvem, avançando continuamente seus conceitos, métodos e tecnologias, além dos campos de atuação que os profissionais podem seguir. Atualmente, segundo Dr. Alfredo, a fisioterapia, através das suas variadas especialidades, contribui diretamente no bem-estar e qualidade de vida das pessoas, desde os tradicionais tratamentos de recuperação física, passando pela beleza estética, até a harmonia entre corpo e mente.
 

Benefícios da Fisioterapia

São vários os motivos que levam uma pessoa a procurar por um fisioterapeuta e isso ocorre pelos diversos benefícios proporcionados pelo tratamento. Praticar atividades físicas sem sofrer com dores frequentes é um dos objetivos possíveis de se alcançar através da fisioterapia, além de melhorar a postura e prevenir possíveis lesões. 

A fisioterapia também é uma forte aliada no tratamento e prevenção de doenças crônicas. Na área cardiopulmonar, com exercícios técnicos e específicos e com a manutenção da saúde, é possível controlar ou evitar casos de obesidade, pneumonia, hipertensão, diabetes entre outros. Tudo isso porque, com o tratamento, é possível causar um impacto positivo em todo o corpo e na mente dos pacientes.
 

A insônia pode ser causada por vários motivos, entre eles o bruxismo, problemas respiratórios, má simetria corporal e, também, a síndrome das pernas inquietas. Hoje em dia, existem processos fisioterapêuticos capazes de tratar esses problemas e assegurar uma qualidade de sono, pois eles agem em todo o corpo, mente e organismo.
 

Também é possível elevar a autoestima por meio da fisioterapia. Uma pessoa que conta com a orientação de um fisioterapeuta em sua rotina tem mais saúde, disposição, flexibilidade, coordenação e equilíbrio. Fortalecer o corpo e a mente proporciona a notória sensação de se sentir mais feliz, jovial, seguro e menos estressado.
 

Atendimento

O fisioterapeuta que trabalha com tratamento físico, geralmente inicia um atendimento realizando o diagnóstico fisioterapêutico do paciente, analisando exames e laudos médicos. Além disso, cabe ao profissional também observar os movimentos do paciente, se tem dificuldade motora ou se ele sente alguma dor que o impede de realizar suas atividades do dia a dia.

Após o diagnóstico, o fisioterapeuta define o melhor tipo de tratamento a ser realizado, que varia de acordo com a condição do paciente e a lesão a ser tratada. “São muitas áreas da fisioterapia, entre elas a neonatal, a área neurológica, ortopédica, a área de reabilitação, a área cardiorrespiratória, as terapias manuais, como osteopatia, quiropraxia, equoterapia, entre outras”, afirma o Dr.Almeida.

Todo início de tratamento é realizado sob a orientação presencial de um fisioterapeuta, que acompanha cada movimento e orienta o paciente nas atividades, identificando o progresso no restabelecimento dos movimentos. Com as sessões, é possível que o tratamento passe a contar com exercícios que o paciente fará sozinho. Neste caso, o fisioterapeuta ensina os movimentos que deverão ser feitos e orienta sobre a frequência e força que deve ser aplicada em cada um deles.
 

Em situações como essa, o profissional volta a reavaliar o paciente regularmente para identificar a melhora em seu quadro geral de saúde e ajustar o tratamento. 
 

Qualidade de vida


Para o Dr. Alfredo, a principal missão do fisioterapeuta é trabalhar para melhorar a qualidade da vida de uma pessoa. Ele destaca, porém, que a evolução de cada quadro depende do problema ou dificuldade que o paciente busca resolver. Com um amplo campo de atuação, o fisioterapeuta pode atuar de diferentes maneiras para contribuir positivamente na saúde de um paciente e até mesmo trabalhar em equipe para atingir melhores resultados.

“A relevância da fisioterapia é enorme, porque ajuda os pacientes nas dores, na saúde mental também, pois ele recebe atenção, fala sobre o que está sentindo, o que está causando angústia”, diz Alfredo. “ Tratamos as dores físicas e também emocionais que as lesões podem causar na vida de uma pessoa”, pontua o especialista. 
 

Pandemia


Com a pandemia da Covid-19, que já completou um ano e fez milhares de vítimas por todo o mundo, o trabalho dos fisioterapeutas mostrou-se necessário na recuperação de pacientes que foram acometidos de forma grave pela doença. 


Dentro da atuação do fisioterapeuta, a fisioterapia respiratória desempenha um importante papel mediante os sintomas mais críticos de complicação da Covid, com a finalidade de contribuir para atenuar os sintomas ocasionados pela doença e auxiliar na recuperação.


Esse trabalho de reabilitação ocorre em vários âmbitos, desde a participação na equipe multidisciplinar prestando assistência ao paciente grave (intubação, ventilação mecânica e mudanças de decúbito) até condutas de terapia para remoção de secreção brônquica e melhora da função respiratória.


Dr. Alfredo lembra também que, mesmo as pessoas que passaram ilesas à doença, podem precisar de um fisioterapeuta por conta do isolamento social. “O home office ganhou muito espaço, mas com ele muitas pessoas passaram a trabalhar com uma ergonomia inadequada.”, afirma. Ele aponta que “as pessoas, às vezes, precisam trocar sua cadeira de trabalho, o sofá e o colchão para esse período de maior permanência em casa” e assim evitar lesões, principalmente na coluna.
 

História

A fisioterapia é considerada uma profissão relativamente nova no nosso país. Isso porque na década de 30, no Brasil, os serviços de fisioterapia eram realizados pelos chamados “médicos de reabilitação”. Com o passar dos anos, o estudo do movimento foi se transformando em ciência graças à dedicação dos profissionais em desenvolverem seus conhecimentos e técnicas na execução das atividades no campo da fisioterapia.

 


 

 

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência em nosso site. Saiba mais